Email jonas.prinzleve@campus.ul.pt
Licenciado em Artes e Ciências Liberais pelo Amsterdam University College (2014) e mestre em Cultura Pós-colonial e Política Global pela Goldsmiths, Universidade de Londres (2017), Jonas Prinzleve é atualmente doutorando no Programa Internacional de Doutoramento em Estudos Comparatistas (PhD-COMP) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Desenvolve o projeto de investigação A decolonial turn in public memory? Hamburg and Lisbon compared na qualidade de bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É membro do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL (CEComp), onde integra o projeto “Constelações da Memória: Um Estudo Multidireccional de Migração e Memória Pós-colonial”, financiado pela FCT (CEECIND/03592/2018), bem como a rede de investigação COST Action, TRACTS, e a Comissão CEComp-Humanidades Digitais. É membro da Associação de Estudos da Memória (MSA) e da comissão do Ministério dos Meios de Comunicação e Cultura de Hamburgo para a elaboração de um programa decolonial à escala da cidade. É ainda coautor no projeto digital ReMapping Memories Lisboa-Hamburg do Instituto Goethe de Lisboa e membro do conselho consultivo. Os seus principais interesses de investigação incluem estudos de património cultural e de memória, colonialismo e teoria pós-colonial, museus e sociedade civil, (de-)colonialidade, estudos urbanos e geografia cultural.
Publicações:
Prinzleve, J (2021) Silent memorylands: City branding and the coloniality of cultural memory in the Hamburg HafenCity. Memory Studies (em processo de peer-review).
Prinzleve, J (2021) Lisboa e a Memória do Império: Património, Museus e Espaço Público. Elsa Peralta. Recensão. Análise Social, 2 (239): 399-402. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2021239.12.
Prinzleve, J (2021) Lugares de memória pós-coloniais: O conceito de lugar de memória no contexto do projeto ReMapping Memories Lisboa-Hamburg. Disponível em: https://www.re-mapping.eu/pt/contextos (acesso 18 October 2021).
Prinzleve, J (2021) Linhas de conexão: Acerca do legado colonial comum das cidades portuárias de Lisboa e Hamburgo. Disponível em: https://www.re-mapping.eu/pt/contextos (acesso 18 October 2021).