Amândio Reis

E-mail: amandio.reis@campus.ul.pt

Amândio Reis concluiu o doutoramento em Estudos Comparatistas em Janeiro de 2020, com a tese Writing the Unknown: Fiction, Reality, and the Supernatural in the Late-Nineteenth Century Short Story (Machado, James, Maupassant).

Amândio Reis é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade de Lisboa e mestre em Estudos Românicos pela mesma Universidade. Colaborou nos projectos de investigação FCT Falso Movimento: estudos sobre escrita e cinema (Centro de Estudos Comparatistas, 2012-2016) e Narrativa & Medicina: (con)textos e práticas interdisciplinares (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, 2013-2015).

Foi admitido no PhD-COMP em 2015/2016, sendo bolseiro de doutoramento FCT (FRH/BD/100075/2014). Desenvolveu investigação sobre ideias de ficção e conhecimento na narrativa breve do fim do século XIX, centrando-se em Machado de Assis, Henry James e Guy de Maupassant, sob a orientação dos Professores Helena C. Buescu (Universidade de Lisboa) e Régis Salado (Universidade Paris Diderot – Paris VII).
Foi membro em formação do Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), integrando a equipa dos Projectos RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura e Literatura-Mundo Comparada. Colaborou como docente na licenciatura em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Principais publicações:

2017. “’The hundred-thousandth part of what exists’, or, representing the Horla in visual media”, in Massimo Fusillo e Donata Meneghelli, eds. A Story is Always Born Twice: Issues in Adaptation, Lentini: Duetredue Edizioni [no prelo].

2017. “A história do futuro: ‘Tombouctou’, de Guy de Maupassant”. Lettres Françaises, No. 18 (1).

2017. “Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em ‘The Pupil’, de Henry James, e ‘Missa do Galo’, de Machado de Assis”. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Vol. 27, No. 1 (249-270).

2016. “«Como um seixo na praia»: Outra forma de escrever (o Horla)”, in Clara Rowland e Tom Conley, eds. Falso Movimento: ensaios sobre escrita e cinema, Lisboa: Cotovia (127-145).

2013. “Os Filmes (D)escritos de Ana Teresa Pereira: Nightmare, de Alfred Hitchcock, e The Double, de David Cronenberg”, MATLIT: Materialidades da Literatura, V. 1, No. 2 (25-38).