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José Bértolo concluiu o doutoramento em Estudos Comparatistas em Dezembro de 2019, com a tese Galeria de Retratos: Figuras da Espectralidade em Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues.
Licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas (2013) e obteve o grau de mestre em Estudos Comparatistas (2015) pela Universidade de Lisboa. Organizou conferências, seminários e workshops, e foi curador de ciclos de cinema em contextos académicos e não académicos.
No ano lectivo de 2015/2016, foi admitido no PhD-COMP com uma bolsa da FCT (PD/BD/113726/2015), com a tese Galeria de Retratos: Figuras da Espectralidade em Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues, realizada sob a supervisão dos Professores Fernando Guerreiro (Universidade de Lisboa), Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Castro (Université Sorbonne Nouvelle — Paris 3).
É membro do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa desde 2013, tendo colaborado com os projectos de investigação Falso Movimento — Estudos sobre Escrita e Cinema (Projecto FCT), (Re)escrito no Vento — O Melodrama entre as Artes, e O Cinema e o Mundo: Estudos sobre Espaço e Cinema. Integra actualmente a equipa do projecto RIAL — Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura.
Principais publicações:
2020 [no prelo]. “As origens da Nouvelle Vague”, in Nelson Araújo (ed.), História do Cinema. Lisboa: Edições 70.
2019. Sobreimpressões: Leituras de Filmes. Lisboa: Documenta.
2019. Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (com Fernando Guerreiro). V. N. Famalicão: Húmus.
2019. “Falar na língua dos mortos: Wenceslau de Moraes e Paulo Rocha”, in Fernando Guerreiro e José Bértolo (eds.), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura. V.N. Famalicão: Húmus, pp. 77-93.
2017. “Conjuring the Dead in Henry James’s The Altar of the Dead and François Truffaut’s La chambre verte”, in Donata Meneghelli e Massimo Fusillo (eds.), A Story Is Always Born Twice: Issues on Adaptation. Lentini: Duetredue Edizioni, pp. 15-28.