Essenciais para uma visão informada das Humanidades, as dimensões interdisciplinar e transnacional do Comparatismo serão a base das linhas de pesquisa do programa, que pretende oferecer conteúdos pedagógicos rigorosos, ambiciosos e actualizados, correspondentes à dimensão europeia da pesquisa na área. Do ponto de vista curricular, será dada prioridade ao desenvolvimento de competências autónomas: neste sentido, a estrutura curricular do programa será flexível, com um currículo de base transversal e heterogéneo – abarcando as áreas centrais dos Estudos Comparatistas actuais, reflectidas também na estrutura de grupos de pesquisa do CEC, nos quais os estudantes serão integrados – e uma série de opções e actividades escolhidas de acordo com as necessidades e projectos de cada estudante, incluindo actividades de desenvolvimento destinadas a preparar a integração futura dos alunos no mercado internacional da investigação e do ensino. A mobilidade de docentes e alunos é estrutural e funcionará a vários níveis, permitindo o acesso a ambientes de trabalho diversificados e a supervisão e difusão dos trabalhos conduzidos ao abrigo do programa em contextos internacionais. A consistência do programa é garantida pela qualidade do corpo docente, nacional e internacional, e pela presença do Advisory Board de académicos de renome na área.
O programa temático resulta dos pontos de contacto entre as quatro instituições e pretende apresentar aos estudantes uma visão do Comparatismo aberta a novos tipos de textos, apoiando-se na análise interdisciplinar para dar conta da complexidade das relações entre os campos artísticos, culturais, sociais, históricos, textuais e contextuais. Pretende também explorar os modos de construção e transformação da linguagem, da cultura e do poder, no tempo e no espaço, com especial destaque para o modo como o Comparatismo pode contribuir para uma visão reflexiva sobre cosmopolitismo e para uma abordagem crítica dos estudos de globalização. Os estudos literários e culturais serão associados com os estudos artísticos, os estudos fílmicos e as Ciências Sociais, nomeadamente em áreas da antropologia, história, sociologia e geografia, no pressuposto de que a investigação construída a partir de relações e comparações contribui para o desenvolvimento de uma pesquisa inovadora e reflexiva, essencial para os desafios actuais a nível europeu.
Pretende-se assim articular a formação avançada de nível doutoral com a pesquisa inovadora, em articulação com o projecto estratégico do CEC para 2015/2020 e com as linhas de investigação de parceiros europeus de renome. Tendo em conta o contexto de funcionamento de um programa concebido para atrair para Portugal estudantes internacionais de alto nível, o programa oferecerá também formação orientada para as áreas de língua portuguesa, sempre a partir de uma perspectiva internacional e comparada.
Contando com uma equipa altamente qualificada no ensino e na pesquisa em Estudos Comparatistas, o Programa oferece assim uma formação adequada aos interesses e ao perfil de cada aluno bem como o desenvolvimento de competências que preparem a sua integração num contexto nacional e internacional. A estrutura curricular é variada e consistente, permitindo uma formação internacional através da colaboração com os parceiros europeus e da participação activa nos grupos e projectos de pesquisa do CEC.