Marisa Mourinha

E-mail: marisa.mourinha@campus.ul.pt

Marisa Mourinha é licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa e pós-graduada em Literatura Comparada pela mesma Universidade.

Foi admitida no PhD-COMP em 2017/2018, como bolseira de doutoramento (PD/BD/135207/2017). Desenvolve investigação sobre as traduções da obra de António Lobo Antunes para inglês e italiano, sob a tutoria da Professora Manuela Carvalho.

É membro em formação do Centro de Estudos Comparatistas, integrando a equipa do Projecto MOV.

Principais publicações:

2017. “Paraísos Perdidos: do Tabu de Murnau ao Tabu de Miguel Gomes.” In A Europa e os Impérios Coloniais na Literatura e no Cinema. Carrega, Jorge e Fernandez, Sara Vitorino (orgs.). Faro: CIAC.

2017. “A Utilidade do Inútil: O Papel da Literatura e da Escrita na Vida e na Obra de Fernando Pessoa.”In Atas do Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017. Lisboa: Casa Fernando Pessoa.

2016. “O (im)possível regresso: As Naus de Lobo Antunes e O Retorno de Dulce Maria Cardoso.” In Giochi di specchi. Modelli, tradizioni, contaminazioni e dinamiche interculturali nei e tra i paesi di lingua portoghese. Lupetti, Monica e Valeria Tocco (orgs.). Pisa: ETS.

2016. “Efemérides: e depois de Orpheu? – recepções, repercussões, reverberações.” In 100 Orpheu. Rita, Anabela e Dionísio Vila Maior. Viseu: Edições Esgotadas.

2016. “Florbela entre poetas – leituras de Florbela Espanca.” In Feminino plural: literatura, língua e linguagem nos contextos italiano e lusófono. Ricci, Debora, et al (org.). Lisboa: CLEPUL.