José Bértolo

E-mail: jbertolo@campus.ul.pt

José Bértolo é licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade de Lisboa (2013) e mestre em Estudos Comparatistas pela mesma Universidade (2015). Organizou conferências, seminários e workshops, e programou diversos ciclos de cinema em contextos académicos e não académicos. Tem trabalhado nas áreas dos estudos fílmicos e dos estudos interartes/intermediais, com particular incidência em questões de representação e figuração, ontologia e materialidade das imagens, realismo e espectralidade, melodrama e análise fílmica, especialmente nos cinemas português, francês e americano (cinema clássico de Hollywood).

Foi admitido no PhD-COMP em 2015/2016 como bolseiro de doutoramento (PD/BD/113726/2015), com um projecto individual sobre espectralidade no cinema português, em particular nas cinematografias de Paulo Rocha, Manoel de Oliveira, João Pedro Rodrigues e Pedro Costa, sob a orientação dos Professores Fernando Guerreiro (Universidade de Lisboa), Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Castro (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3).

É membro em formação do Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), onde colaborou nos projectos de investigação Falso Movimento – Estudos Sobre Escrita e Cinema, (Re)escrito no vento – o melodrama entre as artes, e O Cinema e o Mundo: Estudos Sobre Espaço e Cinema. Actualmente, integra a equipa do Projecto RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura.

Principais publicações:

2017.“‘Um lugar indeciso’: Geografias do imaginário no ciclo asiático de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata”, in Catarina Nunes de Almeida e Marta Pacheco Pinto (orgs.), O Oriente em Tradução: Línguas, Literaturas e Culturas no Espaço Luso. V.N. Famalicão: Húmus.

2016. Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut. Lisboa: Documenta.

2016. “A vida das imagens: The Fall of the House of Usher, segundo Jean Epstein”, Organon, V. 31, N.º 61: Literatura e outras linguagens, 117-132.

2016. “As palavras e os corpos: François Truffaut”, in Clara Rowland e Tom Conley (orgs.), Falso Movimento: ensaios sobre escrita e cinema. Lisboa: Cotovia, 93-106.

2015. A Escrita do Cinema: Ensaios. Lisboa: Documenta. José Bértolo e Clara Rowland (orgs.).