Elisa Scaraggi

E-mail: elisascaraggi@campus.ul.pt

Elisa Scaraggi é licenciada em Tradução e Interpretação pela Universidade de Gênova (Itália) e mestre em Literaturas Modernas, Comparadas e Pós-Coloniais pela Universidade de Bolonha (Itália).

Foi admitida no PhD-COMP em 2015/2016, como bolseira de doutoramento FCT (PD/BD/113727/2015). Desenvolve investigação sobre literatura carcerária, em particular sobre as obras Memórias do cárcere e Papéis da prisão, respetivamente de Graciliano Ramos e José Luandino Vieira, sob a orientação dos Professores Susana Araújo (Universidade de Lisboa) e Roberto Vecchi (Universidade de Bologna).

É membro em formação do Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), integrando a equipa do Projecto CILM.

Principais publicações:

  • 2017. “ Prisioneiro, militante e escritor: um novo olhar sobre as Memórias do cárcere e o seu autor” (resenha aceite para publicação em Teresa: Revista de Literatura Brasileira).
  • 2017. “Escrever é resistir: práticas de resistência nos Papéis da prisão de José Luandino Vieira” (artigo aceite para publicação em Revista Literatura e Autoritarismo).
  • 2012. Hora di bai.de Manuel Ferreira. Livorno: Vittoria Iguazu Editora. (Tradução)
  • 2010. “Kaputu Kinjila e o sócio dele Kambaxi Kiaxi. Tradução para o Italiano de uma fábula angolana de José Luandino Vieira.  In Cadernos de Literatura em Tradução n.12. Editora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP, São Paulo.
  • 2010. Navigazioni.  de Sophia de Mello Breyner Andresen. Bari: Ellis Edizioni. (Tradução).