Amândio Reis

E-mail: amandio.reis@campus.ul.pt

Amândio Reis é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade de Lisboa e mestre em Estudos Românicos pela mesma Universidade. Colaborou nos projectos de investigação FCT Falso Movimento: estudos sobre escrita e cinema (Centro de Estudos Comparatistas, 2012-2016) e Narrativa & Medicina: (con)textos e práticas interdisciplinares (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, 2013-2015).

Foi admitido no PhD-COMP em 2015/2016, sendo bolseiro de doutoramento FCT (FRH/BD/100075/2014). Desenvolve investigação sobre ideias de ficção e conhecimento na narrativa breve do fim do século XIX, centrando-se em Machado de Assis, Henry James e Guy de Maupassant, sob a orientação dos Professores Helena C. Buescu (Universidade de Lisboa) e Régis Salado (Universidade Paris Diderot – Paris VII).
É membro em formação do Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), integrando a equipa dos Projectos RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura e Literatura-Mundo Comparada. Colabora como docente na licenciatura em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Principais publicações: